A Feira da
PROVIDÊNCIA
Considerada um dos principais eventos socioculturais da cidade, a Feira da Providência é uma realização do Banco da Providência que já acontece há 57 anos na cidade do Rio de Janeiro.
Cerca de 100 mil pessoas circulam pelo pavilhão do Riocentro anualmente à procura de um passeio diferente com a família. Além das diversas opções de compras, lazer e entretenimento, ela também proporciona uma viagem cultural por estados e países, através da culinária, do artesanato, folclore e tradições.
NOSSA MISSÃO
Ser uma janela para o mundo para nossos visitantes e contribuir para a redução da desigualdade social.
Feira da Providência. Um mundo te espera.
Desde os tempos mais remotos, sair da zona de conforto para desbravar o mundo sempre foi um anseio natural dos homens. Nosso pendor natural para a descoberta nos possibilitou chegar onde chegamos como civilização. Não nascemos para ficarmos isolados.
Por falar em isolamento, numa época em que a tecnologia nos isola ao nos unir e nos une ao nos isolar, nunca as experiências de vida real foram tão valorizadas. Os grandes gurus do marketing já preconizaram: o caminho até o bolso passa pela vivência de experiências marcantes.
E o nosso maior patrimônio são as experiências que vivemos. Momentos que não cabem na bagagem ou no carrinho de compras, mas que, de tão marcantes, carregamos por toda a vida.
Mergulhar em novas culturas, folclores, religiões e rituais. Celebrar a união dos povos e nações. Experimentar a diversidade da arte, da música, da moda e da gastronomia. Produtos que contam histórias. Quando nossas portas se abrem, abre-se também uma janela para o mundo. E, se o mundo é pra ser desbravado, o caminho começa aqui.
Há 60 anos nos corações dos cariocas!
Tradição, diversidade e magia no final do ano na Cidade.
Criada em 1961 por Dom Hélder Câmara com o intuito de angariar fundos para projetos sociais, a Feira da Providência atravessou gerações e se tornou um verdadeiro patrimônio cultural do Rio de Janeiro, através da realização do Banco da Providência.
Hoje, o evento movimenta a Economia Criativa da cidade. Nossa longevidade e força de propósito – ser uma janela para o mundo – reafirmam a força da nossa marca e explicam porque nos fazemos presentes, há tanto tempo, na memória afetiva do carioca.
Além de ser uma vitrine cultural e um enorme espaço de compras e lazer, cada edição da Providência deixa um legado de transformação social. O evento é uma das principais fontes de receita do Banco da Providência, que desenvolve projetos de capacitação profissional e geração de renda para milhares de pessoas em 60 comunidades do Rio de Janeiro.
A história através dos
Cartazes do Ziraldo
Desde a primeira edição da Feira da Providência em 1961 temos a honra de nossos cartazes serem produzidos pelo grande artista Ziraldo que está no livro dos recordes mundiais como o artista que assinou a maior quantidade de cartazes de um mesmo evento. Obrigado Ziraldo!
Confira abaixo todos os cartazes feitos até hoje!
Conheça o
Banco da Providência
O Banco da Providência é uma organização social sem fins lucrativos, que há mais de 60 anos realiza projetos visando contribuir para a redução da desigualdade social e promover o desenvolvimento humano de famílias residentes nas comunidades do Rio de Janeiro, por meio da capacitação para o trabalho, geração de renda e fortalecimento das lideranças comunitárias.